quarta-feira, 13 de abril de 2011

NEWS - O CEO da DR Music expressou sua raiva sobre o declarado preconceito contra RaNia.





RaNia, o mais novo girl group da Coreia, esteve em treinamento por mais de quatro anos. Elas começaram em uma ideia casual trocada entre o CEO da DR Music Yoon e o produtor Teddy Riley, onde os dois discutiram a ideia de apresentar um grupo pop asiático para os EUA.


Teddy Riley comentou com Yoon:
"No cenário musical americano, ainda há uma esteriótipo e uma espécie de restrição contra grupos coloridos. Não seria surpreendente se um grupo asiático quebrasse essa barreira?"
Impressionado com a declaração, Yoon (que é também uma das mais influentes figuras por trás da primeira geração da onda Hallyu do K-pop) prontamente concordou, e juntos os dois organizaram audições na Coreia, Tailândia, e China ao longo de quatro anos.

RaNia começou com a membro tailandesa Joy, mas haviam candidatas chinesas também. Teddy Riley chegou até mesmo a sugerir adicionar uma membro negra ao grupo, mas ficou decidido que ficariam apenas com membros asiáticas. Uma vez que o 'line-up' definitivo foi escolhido, as garotas passaram quatro anos sendo treinadas em seus vocais, coreografias e linguas - tudo isso exigiu $900,000 dólares em despesas.

Não foi apenas Yoon e Teddy que derramaram seu sangue e suor neste projeto; as trainees se dedicaram muito em repetitivas lições que as estressavam tanto fisicamente, quanto mentalmente. Sem mencionar que elas foram obrigadas a assistir suas colegas trainees irem e virem, com algumas até mesmo estreando em alguns dos grandes grupos femininos hoje no mercado.

Mas o dia finalmente chegou quando as meninas puderam estrear oficialmente, e elas fizeram isso com uma forte energia e carisma. 

Infelizmente, enquanto elas estreavam com muitos comentários sobre sua poderosa performance e tradicional estilo pop, as meninas também tiveram que enfrentar a polêmica sobre seu conceito provocativamente sexy.


Respondendo às acusações de 'noise marketing' , Yoon declarou:
"Aqueles que pensam que estamos apenas empurrando sua fama com um conceito sexy, estão sendo tendensiosos. Os grupos femininos coreanos fizeram da onda Hallyu um sucesso na Coreia por causa do estilo forte e bem planejada de suas performances. Isso é o que se deve ser levado em conta, mas me deixa muito irritado os coreanos xingando e praguejando elas."
Ele continuou:
"Um programa de TV nos disse que iriam cortar nossa faixa de quatro minutos para dois minutos e meio, enquanto outros disseram pra não dançar com a 'abertura de pernas'e até mesmo colocaram retrições em suas roupas. Passamos quatro anos criando a faixa título para o álbum de estreia, como eles podem apenas corta-la como eles desejam?"
É compreensivel que Yoon não esteja familiarizado com o jeito que trabalham os programas de tv coreanos, já que a maioria de seus trabalhos foram no exterior. Baby VOX, um dos primeiros líderes da onda Hallyu, foi criado sob a sua visão e passou a maior parte do seu tempo no exterior. Yoon também passou os últimos quatro anos trabalhando quase que exclusivamente em Rania e sua visão com Teddy Riley. Em uma indústria tão restrita, não havia nenhuma maneira dele poder ter sabido que é preciso cortar, vestir e dançar exatamente o que as redes de transmissão ditam para receber uma oportunidade de apresentação.

Yoon terminou sua entrevista agradecendo as membros do RaNia por segurarem sua tristeza e dançar e cantar em meio as restrições. Mas como sua raiva não pôde ser reprimida, ele continuou irritado.

Fonte: OSEN via Nate 
Créditos para tradução em inglês: VITALSIGN@allkpop 
Tradução para português: stand@raniabr 

2 comentários:

arcanjo disse...

po, concordo com tudo o que ele disse!
esses coreanos são cheios de moralismo! certo que quando eu penso que se não proibir certas coisas pode chegar a virar um créu a música coreana, mas pensa, cada um pode se expressar do jeito que bem quer!! o chato de lá é que eu acho que quanto mais se apresenta em programas de tv mais fama tem, se fosse como aqui, que isso pouco importa, essas meninas teriam mais fama e seriam mais amada (espero) pq assistiria quem quer o mv e suas músicas

Stand'Fics disse...

o chato é imaginar o quanto elas ficam tristes com tudo isso. Imagina trabalhar 4 anos sem descanso, fazer um comeback e 'cairem matando' em cima das meninas. Acho que uma boa restrição é viável, mas eu queria ver como eles reagiriam ao 'creu' brasileiro. Acho que ia ter moralista tendo infarte...

Postar um comentário

 
Powered by Blogger